Mini-Curso: O CAMPESINATO E A LUTA PELA TERRA NO BRASIL

18.2.09
Mini-Curso ministrado durante a XI Semana de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM-UECE, Limoeiro do Norte-Ce, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2009
Prof. Ms. Francisco Antonio da Silva (História/FAFIDAM-UECE)

OBJETIVO GERAL: Analisar o papel desempenhado pelo campesinato através de suas lutas para a conquista da terra no Brasil e a solução da questão agrária, que tem representado um dos maiores problemas histórico da sociedade brasileira, responsável pela miséria, pobreza e exclusão seculares que atormentam milhões de indivíduos que vivem no campo e na cidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Identificar as lutas e movimentos significativos da luta pela terra no Brasil;
2. Refletir a respeito do problema da questão agrária;
3. Analisar as lutas recentes pela terra no Brasil e o papel do MST;
4. Compreender o espaço ocupado pelas ocupações de terra como estratégia política para a agilização da reforma Agrária.
JUSTIFICATIVA:
A questão do acesso a terra no Brasil é um dos problemas centrais de nossa formação histórica, pois desde a Colônia a terra tem servido como fonte de poder, ou seja, ela é um dos principais fatores de instauração e manutenção das desigualdades. Neste sentido, a posse ou propriedade da terra no Brasil serviu e serve como garantia de dominação política, social e econômica.
Embora, historicamente a posse da terra tenha servido aos interesses das elites não faltaram lutas de resistência e contestação a este domínio durante toda a história após a chegada dos portugueses ao nosso território. Os nativos e os camponeses em geral sempre lutaram pelo acesso a terra como condição para uma vida digna. Por isso, podemos pensar numa conflitualidade presente nos vários momentos de nossa formação enquanto sociedade. A violência, nesse cenário, tem sendo a única ação consciente e planejada das elites dominantes, que não admitem que os camponeses e as populações indígenas tenham o direito de usufruir da terra, que é uma condição fundamental para a dignificação e desenvolvimento de milhões de brasileiros.
Por isso, se faz necessário a discussão em torno do papel desempenhado pelo campesinato brasileiro e suas lutas de resistência frente ao poder do latifúndio e da concentração de terras no Brasil.
É importante refletir também a respeito das organizações camponesas, em especial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, que através de suas lutas vem colocando em pauta a questão da Reforma Agrária como condição para a superação dos conflitos e a desigualdade no campo.
BIBLIOGRAFIA
FABRINI, João Edmilson. A resistência camponesa para além dos movimentos sociais. In Revista Nera, Presidente Prudente, Ano 10, nº. 11, pp. 8-32, Jul.-dez./2007. Disponível no site <>, acesso em 30/05/08.
_____. A Ocupação de Terras é Página Virada da História? Disponível no site , acesso em 30/05/08.
_____. A questão Agrária no Limiar do Século XXI. Disponível no site , acesso em 30/05/08.
MARTINS, José de Sousa. Camponeses e Política no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1986.

Um comentário:

André Honor disse...

Caros amigos,
Recebi um e-mail da ANPUH-CE divulgando um suposto concurso na FAFIDAM. A informação procede ? Se sim onde acho edital ?
Grato.
André Cabral Honor - cabral.historia@gmail.com.br