Sobre o Curso

12.5.13


A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM-, atualmente vinculada à Universidade Estadual do Ceará, e localizada em Limoeiro do Norte – Ceará, tem por objetivo formar profissionais para atuarem na Educação Básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Assim, desde a sua implantação, estrutura cursos de licenciatura plena em áreas diversas do conhecimento, visando a formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais da região jaguaribana.
Por meio da reivindicação de Dom Aureliano Matos, Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, o então governo do Cel. Virgílio Távora criou através da Lei nº. 8.557, de 19 de agosto de 1966, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos. Estruturada como Autarquia Estadual em janeiro de 1967, pela da Lei nº. 8.716, a FAFIDAM possuía autonomia administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar, comum a outras instituições de ensino superior à época, no Ceará, como a Faculdade de Filosofia do Ceará, a Escola de Administração e a Escola de Veterinária do Ceará.
A abertura dos cinco primeiros cursos de Licenciatura - Letras, Pedagogia, Geografia, História e Matemática – foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 425, em 1968.  Aos 08 de novembro de 1967, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Decreto nº. 8.295, que permitiu a abertura das inscrições para o 1º Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso no Magistério Superior de profissionais que formariam o corpo docente da FAFIDAM.
A realização de seu primeiro Vestibular deu-se no período de 03 a 05 de janeiro de 1968. A aula inaugural, proferida pelo historiador Raimundo Girão, então Secretário de Cultura do Ceará, ocorreu no dia 08 de agosto de 1968, contando com a presença do Reitor da Universidade Federal do Ceará, além de Secretários de Estado, da Congregação da Faculdade de Filosofia do Ceará e Prefeitos dos municípios que compõem a região do Vale Jaguaribe.
Em 1973, a FAFIDAM passou a ser mantida pela Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE, criada pela Lei nº. 9.753, de 18 de outubro de 1973, que extinguia as Autarquias Estaduais de Educação. A partir de 1981, é integrada à Universidade Estadual do Ceará – UECE, por parecer do Conselho Federal de Educação, passando a obedecer ao Regimento Interno desta Universidade.         
Em constante crescimento e expansão de suas atividades a FAFIDAM se estrutura em 2010 com oito cursos de Licenciaturas Plenas, a saber: Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, sendo a maior unidade da UECE instalada no interior do Estado do Ceará. Além disso, trabalhos de extensão se consolidam com apoio de entidades de fomento, e, esporadicamente se oferece à comunidade cursos Pós-GraduaçãoStrictu Sensu.
O funcionamento do curso de Licenciatura Plena em História da FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, foi reconhecido através do Decreto Nº 73.651 de 15/02/1974. Desde então, a proposta curricular do curso de História da UECE é fundamentalmente voltada à formação do professor. A partir de 1992, a proposta curricular enfatiza a necessidade de se estimular a atividade de pesquisa como meio para o conhecimento da realidade local. Além disso, apontava ainda para a formação ampla do profissional de História com a finalidade de atuar em várias áreas do mercado de trabalho. Entretanto, as disciplinas epistemológicas e teórico-metodológicas ofertadas naquele currículo não proporcionavam um efetivo embasamento para o desenvolvimento de tais fins. Todavia, quando se iniciaram as discussões em torno da reforma curricular efetuada em 2003, posteriormente revisada (2006), considerou-se a necessidade de consolidar no currículo oportunidades concretas para o aprendizado dos conteúdos relacionando teoria e prática, com ênfase na obrigatoriedade do trabalho monográfico como requisito para conclusão do curso de licenciatura plena. Essa proposição aparecerá contemplada nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de História (Resolução CNE/CES nº 13, de 13/03/2002), ao abrigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº  9.394/96).
As mudanças na matriz curricular efetuadas em 2003 e 2006 apresentam-se capazes de superar a dicotomia entre as atividades de ensino e de pesquisa, buscando assim integrá-las como atividades essenciais ao processo de formação do professor.
A redefinição da distribuição da carga horária instituída pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 09/02/2002, proporcionou condições de melhor distribuição das disciplinas voltadas à prática de ensino e à prática da pesquisa, ao longo do curso. Nesse sentido, a matriz curricular que ora propomos, adequada à legislação vigente, vem integrar-se ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em História, da FAFDIAM/UECE, visando a formação do professor de História pautados no principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É útil apontar que apenas a mudança na matriz curricular não se apresenta por si suficiente para assegurar a qualidade do Curso de Licenciatura Plena em História. É fundamental que haja uma política de ações constantes por parte dos docentes e gestores da universidade e suas faculdades, em busca de desenvolver e ampliar meios de fomento à pesquisa, bolsas de pesquisa e de monitorias, como estímulo à participação discente nestas atividades, melhoria progressiva da biblioteca e infra-estrutura do curso, ampliação do quadro de professores, das atividades acadêmicas extracurriculares, entre outros. 

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