A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM-, atualmente vinculada à Universidade Estadual do Ceará, e localizada em Limoeiro do Norte – Ceará, tem por objetivo formar profissionais para atuarem na Educação Básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Assim, desde a sua implantação, estrutura cursos de licenciatura plena em áreas diversas do conhecimento, visando a formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais da região jaguaribana.
Por meio da reivindicação de Dom
Aureliano Matos, Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, o então governo do Cel.
Virgílio Távora criou através da Lei nº. 8.557, de 19 de agosto de 1966, a Faculdade
de Filosofia Dom Aureliano Matos. Estruturada como Autarquia Estadual em
janeiro de 1967, pela da Lei nº. 8.716, a FAFIDAM possuía autonomia
administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar, comum a outras
instituições de ensino superior à época, no Ceará, como a Faculdade de
Filosofia do Ceará, a Escola de Administração e a Escola de Veterinária do
Ceará.
A abertura dos cinco primeiros cursos
de Licenciatura - Letras, Pedagogia, Geografia, História e Matemática – foi
autorizada pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 425, em
1968. Aos 08 de novembro de 1967, foi
publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, o Decreto nº. 8.295, que
permitiu a abertura das inscrições para o 1º Concurso Público de Provas e
Títulos para o ingresso no Magistério Superior de profissionais que formariam o
corpo docente da FAFIDAM.
A realização de seu primeiro
Vestibular deu-se no período de 03 a 05 de janeiro de 1968. A aula inaugural,
proferida pelo historiador Raimundo Girão, então Secretário de Cultura do
Ceará, ocorreu no dia 08 de agosto de 1968, contando com a presença do Reitor
da Universidade Federal do Ceará, além de Secretários de Estado, da Congregação
da Faculdade de Filosofia do Ceará e Prefeitos dos municípios que compõem a
região do Vale Jaguaribe.
Em 1973, a FAFIDAM passou a ser
mantida pela Fundação Educacional do Estado do Ceará – FUNEDUCE, criada pela
Lei nº. 9.753, de 18 de outubro de 1973, que extinguia as Autarquias Estaduais
de Educação. A partir de 1981, é integrada à Universidade Estadual do Ceará –
UECE, por parecer do Conselho Federal de Educação, passando a obedecer ao
Regimento Interno desta Universidade.
Em constante crescimento e expansão
de suas atividades a FAFIDAM se estrutura em 2010 com oito cursos de Licenciaturas
Plenas, a saber: Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática,
Pedagogia e Química, sendo a maior unidade da UECE instalada no interior do
Estado do Ceará. Além disso, trabalhos de extensão se consolidam com apoio de
entidades de fomento, e, esporadicamente se oferece à comunidade cursos Pós-GraduaçãoStrictu Sensu.
O funcionamento do curso de
Licenciatura Plena em História da FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, foi
reconhecido através do Decreto Nº 73.651 de 15/02/1974. Desde então, a proposta
curricular do curso de História da UECE é fundamentalmente voltada à formação
do professor. A partir de 1992, a proposta curricular enfatiza a necessidade de
se estimular a atividade de pesquisa como meio para o conhecimento da realidade
local. Além disso, apontava ainda para a formação ampla do profissional de
História com a finalidade de atuar em várias áreas do mercado de trabalho.
Entretanto, as disciplinas epistemológicas e teórico-metodológicas ofertadas
naquele currículo não proporcionavam um efetivo embasamento para o
desenvolvimento de tais fins. Todavia, quando se iniciaram as discussões em
torno da reforma curricular efetuada em 2003, posteriormente revisada (2006),
considerou-se a necessidade de consolidar no currículo oportunidades concretas
para o aprendizado dos conteúdos relacionando teoria e prática, com ênfase na
obrigatoriedade do trabalho monográfico como requisito para conclusão do curso
de licenciatura plena. Essa proposição aparecerá contemplada nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de
História (Resolução CNE/CES nº 13, de 13/03/2002), ao abrigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (Lei nº 9.394/96).
As mudanças na matriz curricular
efetuadas em 2003 e 2006 apresentam-se capazes de superar a dicotomia entre as atividades
de ensino e de pesquisa, buscando assim integrá-las como atividades essenciais
ao processo de formação do professor.
A redefinição da distribuição da
carga horária instituída pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 09/02/2002,
proporcionou condições de melhor distribuição das disciplinas voltadas à
prática de ensino e à prática da pesquisa, ao longo do curso. Nesse sentido, a
matriz curricular que ora propomos, adequada à legislação vigente, vem
integrar-se ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em
História, da FAFDIAM/UECE, visando a formação do professor de História pautados
no principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É útil
apontar que apenas a mudança na matriz curricular não se apresenta por si
suficiente para assegurar a qualidade do Curso de Licenciatura Plena em
História. É fundamental que haja uma política de ações constantes por parte dos
docentes e gestores da universidade e suas faculdades, em busca de desenvolver
e ampliar meios de fomento à pesquisa, bolsas de pesquisa e de monitorias, como
estímulo à participação discente nestas atividades, melhoria progressiva da
biblioteca e infra-estrutura do curso, ampliação do quadro de professores, das atividades
acadêmicas extracurriculares, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário