A Comissão Organizadora da X Semana de História, I Encontro Estadual
do Grupo de Trabalho de Ensino de História da ANPUH-CE e IV Simpósio de Estudos
Históricos do PET, com o Tema “ENSINO
DE HISTÓRIA: VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS”, realizados no período de 04
a 08 de novembro de 2013, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos –
FAFIDAM, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus de Limoeiro do Norte –
CE, DIVULGA A RELAÇÃO DAS OFICINAS APROVADAS
NO EVENTO.
1. RELAÇÃO DAS OFICINAS
APROVADAS
OFICINA 01: ARTE DOS
SONS: NOTAS MUSICAIS E MELODIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
MINISTRANTES:
Carla Gabriella
Barreto Freire.
Bolsista do PIBID/CAPES
Francisca Fernanda dos
Santos.
Bolsista do PET/História
Fátima Nailena da
Fonsêca Cordeiro.
Bolsista de Iniciação Científica/PIBIC
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse:
A música nos trás
aprendizado e conhecimento a serem aproveitados, e com ela nós podemos
perceber, por exemplo, o que a pessoa que a canta/compõe está vivenciando ao
seu redor. Podemos também nos deixar envolver pelos sentimentos que estão sendo
expressos na música e, assim, podemos pensar a realidade que, querendo ou não,
nos envolve de uma forma bastante ampla. Todas as linguagens utilizadas no
ensino são importantes, pois nós vemos até hoje a dificuldade e a necessidade
que os professores têm em tornar a sua aula mais dinâmica, tanto para ele,
quanto para o próprio aluno. O uso da música em sala de aula é um recurso muito
importante, tendo em vista a possibilidade de diálogo com outras áreas do
conhecimento. Com o uso da música como recurso didático/metodológico pode-se
trabalhar diversos conteúdos históricos, abrindo-se um campo de possibilidades
de caráter interdisciplinar. Nessa oficina vamos abordar a música como
procedimento metodológico e recurso didático, tendo em vista, como objetivo
principal, auxiliar educadores e futuros educadores, mostrando-os os diversos
meios para se trabalhar a música na sala de aula e, principalmente, no ensino
de História.
OFICINA 02: EDUCAÇÃO
HISTÓRICA: APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (4º/5º ANOS)
MINISTRANTE:
PROFA. MS. RAIMUNDA
RODRIGUES MACIEL LIMA. Doutoranda em Educação Brasileira, possui graduação em Historia
(2000) e mestrado em História Social (2004) todos pela Universidade Federal do
Ceará (UFC).
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse:
A proposta de oficina
destina-se a professores da educação básica que ministram a disciplina de
história no ensino fundamental I da escola pública, notadamente, no 4º e 5º
anos. O referencial teórico e metodológico parte da abordagem chamada Educação
Histórica e do professor alemão de Didática da História Jorn Rusen. A História
retornou ao currículo, em sua especificidade, a partir da década de 80 do
século XX, trazendo desafios ao campo escolar, notadamente, quando a LDB de
1996 afirma a obrigatoriedade da História Regional, no ensino fundamental
(4º/5º anos). A Educação Histórica, no
Brasil, tem como precursor o núcleo do LAPEDUH, na UFPR, sob a direção da
professora Auxiliadora Schmidt, desde o ano de 2003. (REDUH, 2012). Esta
abordagem busca apontar as perspectivas de investigação sobre o ensino
aprendizagem da história na escola básica e, ao mesmo tempo propiciar a
aproximação entre este sistema e a universidade brasileira. (SCHMIDT e BARCA,
2009). Sendo uma pesquisa de natureza colaborativa, realiza-se não na escola,
mas, com a escola, a perspectiva que orienta todo o trabalho é a especificidade
da cognição defendida: a cognição histórica situada na ciência da História.
(SCHMIDT, 2009, p. 30). Esse trabalho é
empreendido através da Aula-Oficina que ocorre em três momentos consecutivos.
No primeiro momento acontece o levantamento das ideias prévias ou tácitas dos
alunos com relação à História do Ceará. As sugestões de como investigar as
ideias tácitas ou prévias dos alunos pode ser feito por vários meios como
questionários, situação problema gerada pela exposição de uma música, foto,
filme, roda de conversa, etc. O segundo momento é a intervenção pedagógica
planejada com muita atenção a problematização da análise das ideias tácitas.
Posteriormente, junto à turma, deve ocorrer a discussão entre as diferentes
concepções apresentadas pelos alunos; ao mesmo tempo em que se aproveita para
escolher as questões a serem objeto de investigação. A partir dessa escolha
deve se proceder à seleção de fontes primárias ou secundárias referentes às
questões escolhidas e aos seus respectivos conteúdos, além das estratégias e
recursos didáticos para a continuação da intervenção em sala de aula. O
terceiro momento é o objetivo último do trabalho do historiador/educador a
Metacognição. Consiste, fundamentalmente, no processo de autorreflexão, por
parte do aluno, acerca da relação que estabeleceu com os conteúdos específicos
da História.
OFICINA 03: "EXPLORANDO
O MUSEU HISTÓRICO”
MINISTRANTE:
GILBERTO GILVAN SOUZA
OLIVEIRA. Bacharelando
em História na Universidade Federal do Ceará. Licenciado em História pela
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente atua como educador do Museu do
Ceará (Estagiário).
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse:
No Brasil os museus foram criados para contribuir com a
construção da identidade nacional pautada na história positivista e no
colecionismo como, por exemplo, o Museu Histórico do Ceará. Criado em 1932 e
aberto ao público em 1933 o Museu Histórico do Ceará tinha como objetivo
"recolher, classificar e expor objetos de importância histórica que
evocassem fatos da história nacional e do Estado, por meio de conferências,
comemorações e publicações para o conhecimento da história pátria,
especialmente do Ceará" (HOLANDA, 2005). Com a ampliação do conceito de
museus na segunda metade do século XX, a instituição museológica passa a ser o
lugar do fórum. Neste sentido, compreendemos o espaço museal como um lugar de
memória, pesquisa, de cidadania, como espaço educativo. Lugar de atuação pelos
mais diversos profissionais: pedagogos, historiadores, museólogos,
turismólogos, entre outros. Nesse sentido, a oficina "Explorando o Museu
Histórico" tem como objetivo proporcionar um leque de possibilidades de
praticar o ensino de história dentro de instituições museológicas, ampliar o
conceito de fonte, de espaço educativo. Fomentará discussões relacionadas a
educação formal e não-formal, tudo isso tendo como problemática base a relação
entre história, museu, memória e ensino de história. As discussões estarão
pautadas a partir da Carta de Petrópolis que dá inicio às políticas de educação
museal do IBRAM (Instituo Brasileiro de Museus) e da metodologia do objeto
gerador, que visa perceber a historicidade dos objetos, pensar o futuro do
passado, o presente a partir da cultura material, partindo de perguntas
elaboradas pelo educador museal e pelos visitantes/educandos.
OFICINA 04: HISTÓRIA EM
VERSOS: A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO
Ministrantes:
OLIVIA BRUNA DE LIMA NUNES,
RUAN CARLOS MENDES E WANDRESSA LIMA DE OLIVEIRA: Bolsistas do Programa de
Educação Tutorial - PET/História. Estudantes do Curso de História da
FAFIDAM/UECE.
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse:
O presente trabalho consiste numa discussão acerca do uso dos
cordéis como recursos metodológicos no ensino de História, analisando
criticamente as questões sociais abordadas nestes documentos. Pretendemos com
esta atividade, utilizar a literatura de cordel como um caminho possível para a
construção do conhecimento histórico na sala de aula. Ao utilizar a literatura
de cordel, o professor estará evidenciando aos alunos que as representações
contidas nesses folhetos são condicionadas pela ideologia dos autores; ao mesmo
tempo, oportuniza aos estudantes o desenvolvimento da reflexão e da atividade
crítica. O objetivo é possibilitar aos alunos o contato com uma fonte de
natureza distinta daquela encontrada nos livros didáticos. O cordel permite uma
maior participação dos alunos nas aulas, com o método da leitura coletiva, e o
estímulo à pesquisa, analisando os discursos dos poetas diante dos
acontecimentos. Desse modo, essa fonte nos possibilita conexões entre o ensino
e a pesquisa no cotidiano escolar.
OFICINA 05: NOÇÕES
BÁSICAS DE PALEOGRAFIA
Ministrante:
ANA CECÍLIA FARIAS DE
ALENCAR: Especialista
em História do Brasil pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
(2012). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
(2010). Atualmente, é mestranda em História pelo Mestrado Acadêmico em História
(MAHIS/UECE). Trabalhou como funcionária do Arquivo Público do Estado do Ceará-
APEC (2008-2012), tem experiência na área de Gestão Documental. Possui
experiência na área de História, com ênfase em História do Ceará Colonial e
Imperial. É membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Urbanas (GPUR/UECE).
WALTER DE CARVALHO BRAGA
JÚNIOR.
Doutorando e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará.
Possui Licenciatura em História pela mesma instituição. Professor efetivo na
rede de ensino pública do Estado do Ceará. Pesquisador no Grupo de Pesquisas e
Estudos em História e Gênero (GEPEHG), assim como no grupo Tradições
Discursivas do Ceará (TRADICE), ambos da Universidade Federal do Ceará. Tem
experiência na área de História Social, com ênfase em História Social da
Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminalidade, História do
Ceará e Relações de Gênero.
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse:
A Paleografia, estudo dos escritos antigos, é uma prática pouco
comum na sala de aula do curso de graduação em História, o que contribui para
uma visão distorcida dessa disciplina. O desenvolvimento de normas técnicas
para transcrição e edição de documentos manuscritos possibilitou, não somente,
a compreensão de textos manuscritos, como também, a preservação das suas
informações contida neles. A importância da paleografia para as disciplinas
acadêmicas é inquestionável, principalmente, para as pesquisas históricas
desenvolvidas a partir de manuscritos do século XVIII e XIX. O presente
minicurso tem por objetivo aproximar os alunos da prática paleográfica e de
suas técnicas, através de exercício com manuscritos digitalizados presentes no
Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).
OFICINA 06: O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO
ENSINO DE HISTÓRIA
Ministrantes: Antônio Marloves Gomes Vieira Júnior, Ivinna
Silva de Castro, Leila Raquel dos Santos Moisés e Maria Irineuma de Oliveira
Bolsistas do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Estudantes do
Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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07/11/2013
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FAFIDAM
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14:00 às
17:00
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Sinopse
A oficina tem como
objetivo apresentar uma metodologia de ensino de história, através do uso e
fabricação de jornais em sala de aula. É uma atividade que consiste em
estimular a criatividade e o senso crítico do aluno através da confecção de
notícias, colaborando também para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos
mesmos. Através das notícias por eles escritas os professores podem trabalhar
conteúdos históricos, fazendo uma contextualização entre presente e passado,
como também entre o tempo vivido dos alunos e a história de seu tempo. A
metodologia a ser usada na oficina consiste apresentação inicial sobre jornal
escolar e suas características, como usá-lo em sala de aula, a importância do
jornal e como confeccioná-lo. Nesta oficina além da exposição de como se
produzir e utilizar o jornal escolar, terá como resultado a confecção de um
jornal produzido pelos participantes da oficina. Esperamos que, através dessa
atividade os participantes possam, a posteriori, fazerem uso dessa metodologia
de ensino em sala de aula.
OFICINA 07: A DIDÁTICA E
OS PROCESSOS DE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA
Ministrante:
PROF. DR. JOSÉ JOSBERTO
MONTENEGRO SOUSA: Doutor (2009) e Mestre (2004) em História Social pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, sendo bolsista CNPq em ambos os
cursos. Graduado (1999) em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC.
Atualmente é professor Adjunto II no curso de graduação em História da
Universidade Federal de Uberlândia/UFU, Campus do Pontal / FACIP. Desenvolve
atividades em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas áreas de história e
cultura, teoria da história e ensino de história.
DATAS E
HORÁRIOS
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06/11/2013
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07/11/2013
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14:00 às
17:00
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14:00 às
17:00
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Sinopse
Esta oficina está reservada
para professores da Educação Básica da região do Vale do Jaguaribe. Depois que
realizarmos as inscrições destes professores abriremos vagas para os demais
interessados.
OFICINA 08: DISCUTINDO A
HISTÓRIA POR MEIO DAS IMAGENS
Ministrante: Sharliane Keyla Augusta Moreira,
karinny Maia Oliveira, Maria Ribeiro de Assis e Thiara katrinne Dias Macedo.
Bolsistas
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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04/11/2013
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E.E.F
Valdetrudes Edith Holanda
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08:00 às
11:00
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Limoeiro
do Norte - CE
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Sinopse
Os livros didáticos para o ensino de História têm se
tornado cada vez mais ilustrados, fazendo jus à sociedade contemporânea marcada por uma
crescente proliferação de diversos tipos de imagens veiculadas cotidianamente
nos diferentes meios de comunicação e espaços sociais. Diante dessa constatação
podemos refletir: Como as imagens estão sendo colocadas para nós? Quais as interpretações
que estabelecemos sobre elas? Percebemos a intenção do produto na sua
edificação ou as concebemos como a realidade absoluta? A partir desses
questionamentos, nós, bolsistas do PIBID de História da FAFIDAM/UECE, nos
propomos a realizar uma oficina sobre o uso de imagens no ensino de História,
na E.E.F Valdetrudes Edith Holanda, localizada em Limoeiro do Norte.
Objetivamos problematizar alguns contextos históricos a partir da análise
crítica de imagens, fazendo com que os alunos percebam a época, o contexto, as
ideologias e os interesses envolvidos na construção das mesmas. Inicialmente
serão distribuídos temas diversos entre os alunos para que possam desenhar e
exporem o porquê da imagem. Após a apresentação da produção dos mesmos, faremos
uma exposição dialogada sobre os elementos que compõem o processo de construção
de imagens (contexto histórico, interesses, ideologias, memórias, cultura
material, etc.). Em seguida, discutiremos com os alunos imagens que remetem a
alguns eventos históricos contidos nos livros didáticos e as veiculadas de
diversas formas no nosso dia-a-dia, para que eles possam despertar a
compreensão histórica do contexto social na qual estão envolvidas. Essa proposta de trabalho
tomou como referência as experiências de INÀCIO (2010), ESSUS (1994), FONSECA
(2003).
OFICINA 09: OS MEIOS DE
COMUNICAÇÃO DE MASSA E A OPINIÃO PÚBLICA
Ministrantes: Gláce
Kelly Mendes dos Santos, Hávner Girão de Moura Chagas, Jackson Clerton da Silva
Chagas e Meirilene Linhares Lima
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da
FAFIDAM/UECE.
DATA,
HORÁRIO E LOCAL
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04/11/2013
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Colégio
Estadual Maria Emília Rabelo
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08:00 às
11:00
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Morada Nova - CE
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Sinopse
Esta oficina tem a
pretensão de estimular a formação do espirito crítico, tendo como objeto os
discursos vinculados pelos meios de comunicação de massa, que, além de serem
formadores da opinião pública, ainda agem nas relações cotidianas com sua
grande carga de intencionalidades. Observamos, por exemplo, que a imprensa,
tanto escrita quanto televisiva, serve a interesses de determinados grupos.
Enquanto meio de comunicação transmite a informação a partir de um lugar em
particular, por alguém e para alguém. Neste sentido, buscamos assim discutir
acerca da influência que a mídia exerce na construção da opinião pública, bem
como isso se reflete na maneira como enxergamos e interpretamos nossa
realidade. Tais reflexões podem nos estimular a assumir uma postura mais
crítica quando nos deparamos com informações provenientes destes meios de
comunicação de massa. Para tanto, faremos um debate acerca do poder manipulador
fazendo uso de fontes midiáticas (jornais, revistas, programas de TV), assim
como exercitaremos a nossa criticidade e a dos estudantes na análise desse tipo
de fonte com a intensão de perceber a construção dos discursos alienantes
construídos pelas referidas mídias de massa, que, por conseguinte, acabam
suprimindo as pequenas mídias.
A oficina será
realizada no Colégio Estadual Maria Emília Rabelo em Morada Nova – CE e está
reservada para os alunos e professores desta escola.
Limoeiro do Norte – CE, 22 de setembro de
2013
A Comissão Organizadora
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