Relação das oficinas aprovadas

22.9.13
A Comissão Organizadora da X Semana de História, I Encontro Estadual do Grupo de Trabalho de Ensino de História da ANPUH-CE e IV Simpósio de Estudos Históricos do PET, com o Tema “ENSINO DE HISTÓRIA: VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS”, realizados no período de 04 a 08 de novembro de 2013, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus de Limoeiro do Norte – CE, DIVULGA A RELAÇÃO DAS OFICINAS APROVADAS NO EVENTO.

1. RELAÇÃO DAS OFICINAS APROVADAS

OFICINA 01: ARTE DOS SONS: NOTAS MUSICAIS E MELODIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
MINISTRANTES:
Carla Gabriella Barreto Freire. Bolsista do PIBID/CAPES
Francisca Fernanda dos Santos. Bolsista do PET/História
Fátima Nailena da Fonsêca Cordeiro. Bolsista de Iniciação Científica/PIBIC

DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00

Sinopse:
A música nos trás aprendizado e conhecimento a serem aproveitados, e com ela nós podemos perceber, por exemplo, o que a pessoa que a canta/compõe está vivenciando ao seu redor. Podemos também nos deixar envolver pelos sentimentos que estão sendo expressos na música e, assim, podemos pensar a realidade que, querendo ou não, nos envolve de uma forma bastante ampla. Todas as linguagens utilizadas no ensino são importantes, pois nós vemos até hoje a dificuldade e a necessidade que os professores têm em tornar a sua aula mais dinâmica, tanto para ele, quanto para o próprio aluno. O uso da música em sala de aula é um recurso muito importante, tendo em vista a possibilidade de diálogo com outras áreas do conhecimento. Com o uso da música como recurso didático/metodológico pode-se trabalhar diversos conteúdos históricos, abrindo-se um campo de possibilidades de caráter interdisciplinar. Nessa oficina vamos abordar a música como procedimento metodológico e recurso didático, tendo em vista, como objetivo principal, auxiliar educadores e futuros educadores, mostrando-os os diversos meios para se trabalhar a música na sala de aula e, principalmente, no ensino de História.

OFICINA 02: EDUCAÇÃO HISTÓRICA: APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I (4º/5º ANOS)
MINISTRANTE:
PROFA. MS. RAIMUNDA RODRIGUES MACIEL LIMA. Doutoranda em Educação Brasileira, possui graduação em Historia (2000) e mestrado em História Social (2004) todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00

Sinopse:

A proposta de oficina destina-se a professores da educação básica que ministram a disciplina de história no ensino fundamental I da escola pública, notadamente, no 4º e 5º anos. O referencial teórico e metodológico parte da abordagem chamada Educação Histórica e do professor alemão de Didática da História Jorn Rusen. A História retornou ao currículo, em sua especificidade, a partir da década de 80 do século XX, trazendo desafios ao campo escolar, notadamente, quando a LDB de 1996 afirma a obrigatoriedade da História Regional, no ensino fundamental (4º/5º anos).   A Educação Histórica, no Brasil, tem como precursor o núcleo do LAPEDUH, na UFPR, sob a direção da professora Auxiliadora Schmidt, desde o ano de 2003. (REDUH, 2012). Esta abordagem busca apontar as perspectivas de investigação sobre o ensino aprendizagem da história na escola básica e, ao mesmo tempo propiciar a aproximação entre este sistema e a universidade brasileira. (SCHMIDT e BARCA, 2009). Sendo uma pesquisa de natureza colaborativa, realiza-se não na escola, mas, com a escola, a perspectiva que orienta todo o trabalho é a especificidade da cognição defendida: a cognição histórica situada na ciência da História. (SCHMIDT, 2009, p. 30).   Esse trabalho é empreendido através da Aula-Oficina que ocorre em três momentos consecutivos. No primeiro momento acontece o levantamento das ideias prévias ou tácitas dos alunos com relação à História do Ceará. As sugestões de como investigar as ideias tácitas ou prévias dos alunos pode ser feito por vários meios como questionários, situação problema gerada pela exposição de uma música, foto, filme, roda de conversa, etc. O segundo momento é a intervenção pedagógica planejada com muita atenção a problematização da análise das ideias tácitas. Posteriormente, junto à turma, deve ocorrer a discussão entre as diferentes concepções apresentadas pelos alunos; ao mesmo tempo em que se aproveita para escolher as questões a serem objeto de investigação. A partir dessa escolha deve se proceder à seleção de fontes primárias ou secundárias referentes às questões escolhidas e aos seus respectivos conteúdos, além das estratégias e recursos didáticos para a continuação da intervenção em sala de aula. O terceiro momento é o objetivo último do trabalho do historiador/educador a Metacognição. Consiste, fundamentalmente, no processo de autorreflexão, por parte do aluno, acerca da relação que estabeleceu com os conteúdos específicos da História.

OFICINA 03: "EXPLORANDO O MUSEU HISTÓRICO”
MINISTRANTE:
GILBERTO GILVAN SOUZA OLIVEIRA. Bacharelando em História na Universidade Federal do Ceará. Licenciado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente atua como educador do Museu do Ceará (Estagiário).
DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00

Sinopse:
No Brasil os museus foram criados para contribuir com a construção da identidade nacional pautada na história positivista e no colecionismo como, por exemplo, o Museu Histórico do Ceará. Criado em 1932 e aberto ao público em 1933 o Museu Histórico do Ceará tinha como objetivo "recolher, classificar e expor objetos de importância histórica que evocassem fatos da história nacional e do Estado, por meio de conferências, comemorações e publicações para o conhecimento da história pátria, especialmente do Ceará" (HOLANDA, 2005). Com a ampliação do conceito de museus na segunda metade do século XX, a instituição museológica passa a ser o lugar do fórum. Neste sentido, compreendemos o espaço museal como um lugar de memória, pesquisa, de cidadania, como espaço educativo. Lugar de atuação pelos mais diversos profissionais: pedagogos, historiadores, museólogos, turismólogos, entre outros. Nesse sentido, a oficina "Explorando o Museu Histórico" tem como objetivo proporcionar um leque de possibilidades de praticar o ensino de história dentro de instituições museológicas, ampliar o conceito de fonte, de espaço educativo. Fomentará discussões relacionadas a educação formal e não-formal, tudo isso tendo como problemática base a relação entre história, museu, memória e ensino de história. As discussões estarão pautadas a partir da Carta de Petrópolis que dá inicio às políticas de educação museal do IBRAM (Instituo Brasileiro de Museus) e da metodologia do objeto gerador, que visa perceber a historicidade dos objetos, pensar o futuro do passado, o presente a partir da cultura material, partindo de perguntas elaboradas pelo educador museal e pelos visitantes/educandos.

OFICINA 04: HISTÓRIA EM VERSOS: A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO
Ministrantes:
OLIVIA BRUNA DE LIMA NUNES, RUAN CARLOS MENDES E WANDRESSA LIMA DE OLIVEIRA: Bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET/História. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00

Sinopse:
O presente trabalho consiste numa discussão acerca do uso dos cordéis como recursos metodológicos no ensino de História, analisando criticamente as questões sociais abordadas nestes documentos. Pretendemos com esta atividade, utilizar a literatura de cordel como um caminho possível para a construção do conhecimento histórico na sala de aula. Ao utilizar a literatura de cordel, o professor estará evidenciando aos alunos que as representações contidas nesses folhetos são condicionadas pela ideologia dos autores; ao mesmo tempo, oportuniza aos estudantes o desenvolvimento da reflexão e da atividade crítica. O objetivo é possibilitar aos alunos o contato com uma fonte de natureza distinta daquela encontrada nos livros didáticos. O cordel permite uma maior participação dos alunos nas aulas, com o método da leitura coletiva, e o estímulo à pesquisa, analisando os discursos dos poetas diante dos acontecimentos. Desse modo, essa fonte nos possibilita conexões entre o ensino e a pesquisa no cotidiano escolar.

OFICINA 05: NOÇÕES BÁSICAS DE PALEOGRAFIA
Ministrante:
ANA CECÍLIA FARIAS DE ALENCAR: Especialista em História do Brasil pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA (2012). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010). Atualmente, é mestranda em História pelo Mestrado Acadêmico em História (MAHIS/UECE). Trabalhou como funcionária do Arquivo Público do Estado do Ceará- APEC (2008-2012), tem experiência na área de Gestão Documental. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Ceará Colonial e Imperial. É membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Urbanas (GPUR/UECE).
WALTER DE CARVALHO BRAGA JÚNIOR. Doutorando e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em História pela mesma instituição. Professor efetivo na rede de ensino pública do Estado do Ceará. Pesquisador no Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), assim como no grupo Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE), ambos da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História Social, com ênfase em História Social da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminalidade, História do Ceará e Relações de Gênero.
DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00

Sinopse:

A Paleografia, estudo dos escritos antigos, é uma prática pouco comum na sala de aula do curso de graduação em História, o que contribui para uma visão distorcida dessa disciplina. O desenvolvimento de normas técnicas para transcrição e edição de documentos manuscritos possibilitou, não somente, a compreensão de textos manuscritos, como também, a preservação das suas informações contida neles. A importância da paleografia para as disciplinas acadêmicas é inquestionável, principalmente, para as pesquisas históricas desenvolvidas a partir de manuscritos do século XVIII e XIX. O presente minicurso tem por objetivo aproximar os alunos da prática paleográfica e de suas técnicas, através de exercício com manuscritos digitalizados presentes no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).

OFICINA 06: O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministrantes: Antônio Marloves Gomes Vieira Júnior, Ivinna Silva de Castro, Leila Raquel dos Santos Moisés e Maria Irineuma de Oliveira
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL
07/11/2013
FAFIDAM
14:00 às 17:00
Sinopse
A oficina tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino de história, através do uso e fabricação de jornais em sala de aula. É uma atividade que consiste em estimular a criatividade e o senso crítico do aluno através da confecção de notícias, colaborando também para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos mesmos. Através das notícias por eles escritas os professores podem trabalhar conteúdos históricos, fazendo uma contextualização entre presente e passado, como também entre o tempo vivido dos alunos e a história de seu tempo. A metodologia a ser usada na oficina consiste apresentação inicial sobre jornal escolar e suas características, como usá-lo em sala de aula, a importância do jornal e como confeccioná-lo. Nesta oficina além da exposição de como se produzir e utilizar o jornal escolar, terá como resultado a confecção de um jornal produzido pelos participantes da oficina. Esperamos que, através dessa atividade os participantes possam, a posteriori, fazerem uso dessa metodologia de ensino em sala de aula.


OFICINA 07: A DIDÁTICA E OS PROCESSOS DE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA
Ministrante:
PROF. DR. JOSÉ JOSBERTO MONTENEGRO SOUSA: Doutor (2009) e Mestre (2004) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, sendo bolsista CNPq em ambos os cursos. Graduado (1999) em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é professor Adjunto II no curso de graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU, Campus do Pontal / FACIP. Desenvolve atividades em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas áreas de história e cultura, teoria da história e ensino de história.
DATAS E HORÁRIOS
06/11/2013
07/11/2013
14:00 às 17:00
14:00 às 17:00

Sinopse

Esta oficina está reservada para professores da Educação Básica da região do Vale do Jaguaribe. Depois que realizarmos as inscrições destes professores abriremos vagas para os demais interessados.

OFICINA 08: DISCUTINDO A HISTÓRIA POR MEIO DAS IMAGENS
Ministrante: Sharliane Keyla Augusta Moreira, karinny Maia Oliveira, Maria Ribeiro de Assis e Thiara katrinne Dias Macedo.
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.

DATA, HORÁRIO E LOCAL
04/11/2013
E.E.F Valdetrudes Edith Holanda
08:00 às 11:00
Limoeiro do Norte - CE

Sinopse
Os livros didáticos para o ensino de História têm se tornado cada vez mais ilustrados, fazendo jus à sociedade contemporânea marcada por uma crescente proliferação de diversos tipos de imagens veiculadas cotidianamente nos diferentes meios de comunicação e espaços sociais. Diante dessa constatação podemos refletir: Como as imagens estão sendo colocadas para nós? Quais as interpretações que estabelecemos sobre elas? Percebemos a intenção do produto na sua edificação ou as concebemos como a realidade absoluta? A partir desses questionamentos, nós, bolsistas do PIBID de História da FAFIDAM/UECE, nos propomos a realizar uma oficina sobre o uso de imagens no ensino de História, na E.E.F Valdetrudes Edith Holanda, localizada em Limoeiro do Norte. Objetivamos problematizar alguns contextos históricos a partir da análise crítica de imagens, fazendo com que os alunos percebam a época, o contexto, as ideologias e os interesses envolvidos na construção das mesmas. Inicialmente serão distribuídos temas diversos entre os alunos para que possam desenhar e exporem o porquê da imagem. Após a apresentação da produção dos mesmos, faremos uma exposição dialogada sobre os elementos que compõem o processo de construção de imagens (contexto histórico, interesses, ideologias, memórias, cultura material, etc.). Em seguida, discutiremos com os alunos imagens que remetem a alguns eventos históricos contidos nos livros didáticos e as veiculadas de diversas formas no nosso dia-a-dia, para que eles possam despertar a compreensão histórica do contexto social na qual estão envolvidas. Essa proposta de trabalho tomou como referência as experiências de INÀCIO (2010), ESSUS (1994), FONSECA (2003).
OFICINA 09: OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A OPINIÃO PÚBLICA
Ministrantes: Gláce Kelly Mendes dos Santos, Hávner Girão de Moura Chagas, Jackson Clerton da Silva Chagas e Meirilene Linhares Lima
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Estudantes do Curso de História da FAFIDAM/UECE.
DATA, HORÁRIO E LOCAL
04/11/2013
Colégio Estadual Maria Emília Rabelo
08:00 às 11:00
 Morada Nova - CE

Sinopse
Esta oficina tem a pretensão de estimular a formação do espirito crítico, tendo como objeto os discursos vinculados pelos meios de comunicação de massa, que, além de serem formadores da opinião pública, ainda agem nas relações cotidianas com sua grande carga de intencionalidades. Observamos, por exemplo, que a imprensa, tanto escrita quanto televisiva, serve a interesses de determinados grupos. Enquanto meio de comunicação transmite a informação a partir de um lugar em particular, por alguém e para alguém. Neste sentido, buscamos assim discutir acerca da influência que a mídia exerce na construção da opinião pública, bem como isso se reflete na maneira como enxergamos e interpretamos nossa realidade. Tais reflexões podem nos estimular a assumir uma postura mais crítica quando nos deparamos com informações provenientes destes meios de comunicação de massa. Para tanto, faremos um debate acerca do poder manipulador fazendo uso de fontes midiáticas (jornais, revistas, programas de TV), assim como exercitaremos a nossa criticidade e a dos estudantes na análise desse tipo de fonte com a intensão de perceber a construção dos discursos alienantes construídos pelas referidas mídias de massa, que, por conseguinte, acabam suprimindo as pequenas mídias.
A oficina será realizada no Colégio Estadual Maria Emília Rabelo em Morada Nova – CE e está reservada para os alunos e professores desta escola.

Limoeiro do Norte – CE, 22 de setembro de 2013

A Comissão Organizadora


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