Em
2013 o Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano, da
Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte, completa 45 anos
de existência. Esta é uma data histórica que será comemorada com a X Semana de História da FAFIDAM. Nesta
edição do evento também será realizado o I
Encontro Estadual do GT Ensino de História da ANPUH – CE e o IV Simpósio de Estudos Históricos do PET
– Programa de Educação Tutorial.
Ensino de História: Velhos Problemas,
Novos Desafios foi o
tema escolhido para o evento que, por sua abrangência e importância, pretende
refletir a respeito das problemáticas e desafios do ensino de história,
reunindo além do público costumeiro (professores e estudantes do ensino
superior), professores e estudantes da Educação Básica, para que possamos
pensar mais profundamente a relação entre os espaços de formação dos
professores de história e os espaços de atuação profissional, principalmente as
escolas de Ensino Fundamental e Médio.
A
parceria com a Coordenação do GT Ensino de História da Associação Nacional de
História – ANPUH – Seção Ceará, sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco
Egberto de Melo[1],
do Curso de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, contribuiu para
ampliar a abrangência do evento. O Grupo de Trabalho de Ensino de História da
ANPUH-CEARÁ foi criado no XIII Encontro Estadual de História do Ceará realizado
em Sobral em julho de 2012 e tem o propósito de promover debates em torno das
reformas curriculares, assim como, sobre o tratamento que está sendo dispensado
ao ensino de História por parte das políticas públicas de ensino.
As
atividades do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Filosofia Dom
Aureliano Matos – FAFIDAM tiveram início em 08 de agosto de 1968, tendo formado
a maioria dos professores de História que atuam na região do Baixo e Médio
Jaguaribe, atendendo a cerca de 16 municípios, entre os quais podemos destacar
Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do
Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribe, Jaguaribara,
Jaguaretama e Morada Nova. O Curso de História da FAFIDAM/UECE conta com um
Grupo PET – Programa de Educação Tutorial – desde a década de 1980, sendo um
dos cinco grupos da região Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação de
2010. Inicialmente o programa foi mantido pela CAPES, mas a partir de 2010
passou a ser mantido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da
Educação. Na FAFIDAM o PET de História tem sido uma referência importante na
formação dos estudantes, pois baseia-se no princípio da indissociabilidade
entre ensino, pesquisa e extensão.
Ensino de História: Velhos Problemas,
Novos Desafios é um
evento científico que pretende aprofundar as discussões sobre o ensino de
história, destacando os processos de formação e de ensino-aprendizagem,
metodologias de ensino, materiais didáticos e a questão da educação histórica,
tentando destacar o papel desta disciplina diante das problemáticas das
sociedades contemporâneas.
Refletir sobre o ensino de
História é pensar em processos formativos que se desenvolvem em diversos
espaços, é pensar fontes e formas de educar numa sociedade complexa e marcada
por injustiças e desigualdades sociais. É, sobretudo, pensar as políticas
públicas educacionais marcadas por trajetórias históricas que têm contribuído
para a exclusão de determinados segmentos da sociedade brasileira. Pensamos,
ainda, que o Ensino de História tem muito a contribuir para a discussão e
apreensão dos valores humanísticos que vem sendo continuamente desvalorizados
no atual contexto das sociedades capitalistas contemporâneas.
Nesse contexto
compreendemos que o debate acerca das diversas problemáticas que vêm à tona
quando pensamos a respeito desta temática se insere num espaço de lutas
politicas e teóricas. Lutas que precisam ser discutidas e repensadas.
O Ensino de História tem
sido nos últimos anos debatido por diversas instâncias da sociedade brasileira.
Desta forma, adotamos a temática para trazermos as reflexões atuais acerca das
inquietações que rodeiam essa área do conhecimento e dialogarmos sobre os
desafios que temos que enfrentar no sentido de operar transformações efetivas
no campo do ensino de história e da educação escolar em geral.
As transformações sociais,
políticas e educacionais têm forte impacto na forma como o campo educacional e
a escola, enquanto locus
privilegiado, se estruturam. Assim, é de extrema importância perceber como
essas transformações se relacionam com o próprio ensino de História e em que
medida operam modificações na produção historiográfica. Portanto, é uma tarefa
importante da comunidade dos profissionais da história pensar o seu ofício, em
especial, o exercício da docência e as condições de formação dos professores de
história.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar um espaço de diálogo
e reflexão sobre o Ensino de História, tendo como foco os problemas e os
desafios enfrentados por professores e estudantes do ensino superior e da
educação básica, na tentativa de realizar uma análise dos processos de formação
dos profissionais da história e dos processos de ensino-aprendizagem e da
função social do ensino de história.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü
Aproximar
a universidade dos professores e estudantes da Educação Básica;
ü
Refletir
sobre o papel do livro didático de história e dos materiais didáticos no
processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica;
ü
Realizar
um diagnóstico dos principais problemas e desafios enfrentados por professores
e alunos da Educação Básica.
ü
Possibilitar
o intercâmbio entre os Cursos de Licenciatura em História do Ceará, na
tentativa de perceber os problemas, avanços e desafios na formação dos
professores de História em suas respectivas regiões de atuação.
PÚBLICO-ALVO: professores e estudantes dos cursos
de graduação em História e áreas afins do Ceará e dos estados vizinhos, professores
e estudantes da Educação Básica das regiões Baixo e Médio Vale do Jaguaribe.
Número
de Participantes: 350
(trezentos e cinquenta) participantes.
Profissionais de
Ensino Superior
|
Estudantes
Universitários
|
Professores e
Estudantes da Educação Básica
|
R$ 20,00
|
R$ 10,00
|
Inscrição gratuita
|
PERÍODO
DE INSCRIÇÕES/ENVIEO DE TRABALHOS E RESUMOS
Ouvintes
|
Apresentação
de Trabalhos
|
01/09
a 31/10/2013
|
01/09
a 18/10/2013
|
PROPOSIÇÃO
DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS, MINICURSOS E OFICINAS: de 20/07 a 31/08/2013.
PROGRAMAÇÃO
CIENTÍFICA
Data/Horário
|
MANHÃ – 8:00 às 11:00
|
TARDE–14:00 às
17:00
|
TARDE – 19:00 às 22:00
|
04/11/2013
Segunda-Feira
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ü
Credenciamento
ü
Atividade nas escolas de Ensino Médio de Limoeiro do
Norte
ü
Apresentações culturais
|
Minicursos
|
Cerimônia
de Abertura
Conferência de Abertura: Educação Histórica
no Brasil e a função social do Ensino de História
Prof. Dr. Itamar Freitas de Oliveira – Universidade
Federal de Sergipe – UFS
|
05/11/2013
Terça-Feira
|
Minicursos
|
Simpósios Temáticos
|
MESA REDONDA 01
Formação de
Professores de História: Perspectivas e Desafios
Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo (URCA)
Profa. Dra. Isaíde Bandeira da Silva (FECLESC/UECE)
|
06/11/2013
quarta-Feira
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MESA REDONDA 02
O processo de ensino-aprendizagem e o Livro
Didático de História.
Prof. Ms. André Victor
Cavalcanti Seal da Cunha (UERN)
Prof. Ms. Gustavo Adolfo d’Almeida Lobo
(FAFIDAM-UECE)
|
Simpósios Temáticos
|
MESA REDONDA 03
O Ensino da
História e da Cultura Afro-brasileiras e Indígenas
Profa. Maria
Edleuza Maia (MAIE-UECE)
Prof. Dr. Waldeci
Ferreira Chagas – Univ. Estadual da Paraíba
|
07/11/2013
quinta-Feira
|
MESA REDONDA 04
Materiais Didáticos e Ensino de História
Profa. Ms. Aryana Lima Costa (UERN)
Profa. Dra.
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
|
OFICINAS
Realizados na
FAFIDAM e nas EEFM de Limoeiro do Norte
|
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO:
“O Direito de Aprender”
e a Reformulação do Currículo de História
Prof. Dr. Rafael
Saddi Teixeira - UFG
|
08/11/2013
sexta-Feira
|
PAINEL
O GT Ensino de
História da ANPUH-CE, os Cursos de Graduação em História e os Professores da
Educação Básica
Coord. Prof. Dr.
Francisco Egberto de Melo.
|
|
|
[1]
O Professor Francisco Egberto de Melo também faz parte da atual diretoria da
ANPUH-CEARÁ, ocupando a vice-presidência e está organizando o I Seminário Nacional
de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da História e o Futuro
do Passado, que será realizado na cidade do Crato-CE, dos dias 17 a 20 de
setembro de 2013. Também já foi professor do Curso de História da FAFIDAM/UECE
entre os anos de 1996 e 1998, na condição de professor-bolsista.
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