Relação dos Minicursos aprovados

22.9.13
A Comissão Organizadora da X Semana de História, I Encontro Estadual do Grupo de Trabalho de Ensino de História da ANPUH-CE e IV Simpósio de Estudos Históricos do PET, com o Tema “ENSINO DE HISTÓRIA: VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS”, realizados no período de 04 a 08 de novembro de 2013, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, Universidade Estadual do Ceará – UECE, Campus de Limoeiro do Norte – CE, DIVULGA A RELAÇÃO DOS MINICURSOS APROVADOS NO EVENTO.

1. RELAÇÃO DOS MINICURSOS APROVADOS

MINICURSO 01: DIDATURA MILITAR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E POSSIBILIDADES DE PESQUISA
MINISTRANTE:
Flávio da Conceição. Graduado em História e aluno do Mestrado Acadêmico em História e Culturas da UECE.
Francisca Eudésia Nobre Bezerra. Graduada História pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Especialista em Perspectivas e Abordagens em História aluno do Mestrado Acadêmico em História e Culturas da UECE.

DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00


Sinopse:
O período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) se constitui em um tema que levanta muitas problematizações no campo das ciências humanas, mas ainda nota-se poucas pesquisas se desenvolvendo no Ceará sobre o assunto. Em função disso, é necessário novos objetos e discussões permitindo um enriquecimento da história. Durante alguns anos a memória deste período da nossa história permaneceu silenciada, porém latente, pois as marcas físicas, políticas e moral não podiam mais permanecerem na penumbra da história, uma vez que se busca um aprofundamento da democracia, tornando necessário o debate acerca desta memória, relida e reconstruída, que carrega em seu bojo inúmeros confrontos, portanto, ela pode ser pensada em seus vários significados, enfatizando duas vertentes que se complementam para uma melhor compreensão dos acontecimentos passados, a saber, a memória daqueles que sofreram os traumas da ditadura, a propositalmente esquecida, e aquela do discurso oficial, exposta ao público. O minicurso proposto tem como objetivo apresentar e discutir o tema da ditadura militar no Brasil e no Ceará, sobretudo, os novos arquivos e as possibilidades de fontes disponíveis, mas desconhecidas da grande maioria dos discentes refletindo sobre o processo de construção da memória nas suas várias dimensões. Nesse sentido, será feito uma apresentação do tema, principalmente relacionados às novas abordagens presentes também na produção cinematográfica, assim como demonstrar fontes, documentos e bibliografia existentes sobre as discursões acerca do regime militar no Ceará. Levando em conta arquivos e problematizações recentes, que se entrecruzam entre história e memória, no intuito de incentivar discussões e pesquisas sobre esse período da nossa história, priorizando as lacunas e as novas abordagens existentes na história do Ceará.

MINICURSO 02: “FILOSOFIA E HISTÓRIA EM PERSPECTIVAS: (RE)PENSANDO O ENSINO PARA CONSTRUÇÕES DE LIBERDADE”
MINISTRANTE:
PROF. ELIELVIR MARINHO DO NASCIMENTO. Professor do Curso de História da FAFIDAM. Graduado em Filosofia pela UFC.

DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00


Sinopse:

O pensamento filosófico, desde os primeiros momentos de seu surgimento (séc. V-IV a.c.) até o Iluminismo ( no séc. XVIII), apresenta-se como uma proposta política e educacional que visa possibilitar aos homens a saída da ignorância - estado associado às sombras e à prisão, no qual se encontrariam cativos e sem consciência de sua condição - para o conhecimento. Em tal estado, metaforicamente associado às "luzes" e, por conseguinte à liberdade, ao tomar consciência de si e de sua condição, o homem seria capaz de agir para transformar a si e a sua realidade. No entanto, se acompanharmos mais de perto a história do Ocidente e as íntimas relações que o discurso filosófico moderno, de cunho metafísico e cientificista, manteve com o amplo processo de dominação - política, cultural e econômica - efetivado pelo imperialismo-eurocêntrico-burguês dos últimos séculos, poderemos notar que a promessa de liberdade lançada pela filosofia se transformou, ao longo da história, em seu oposto, isto é, em justificativa "racional" para a dominação do homem sobre o homem e deste sobre a natureza. Inserida no esforço de produzir um pensamento crítico acerca de nosso passado e de nosso presente, a seguinte proposta de minicurso objetiva proporcionar, por meio de uma abordagem interdisciplinar entre filosofia, história e educação, uma discussão acerca dos inúmeros desafios que uma prática educacional que vise à constituição de agentes sociais autônomos, enfrenta em uma sociedade de tipo capitalista industrial globalizada, onde a educação se encontra, muitas vezes, reduzida ao seu mero valor de consumo e à mercadoria, estando, desse modo, esvaziada de seu potencial transformador e construtor de novas realidades e liberdades.



MINICURSO 03: HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADE
MINISTRANTE:
ANA CAROLINA RODRIGUES DA SILVA e JOSÉ MARIA ALMEIDA NETO. Alunos do Mestrado em História Social da UFC.

DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00


Sinopse:
História, mas sim como objeto de estudo da me sma, devendo ser desnaturalizada e desconstruída, para que dela possamos produzir interpretações sobre o passado. Apoiando-nos nestes aspectos, temos como objetivos, num primeiro instante, ampliar as possibilidades de trabalho em história social, discutindo os embates entre memória e história, prezando por um olhar crítico sobre os relatos de memória. Serão discutidas alternativas de pesquisa histórica sobre as cidades, bem como, viabilidade do trabalho com relatos memorialísticos e as representações feitas sobre as cidades. Além disso, acreditamos ser de importância realizar um compartilhamento das práticas de pesquisa dos participantes enfatizando as possibilidades de análise e de escrita da história, a partir dos conhecimentos tratados no minicurso.

MINICURSO 04: METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA: A LITERATURA COMO PENSADORA DA HISTÓRIA
Ministrante:
JOSÉ DÉRCIO BRAÚNA: Mestre em História Social pela UFC.
DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00

Sinopse:
Já há algumas décadas que o campo da história passa por uma renovação epistemológica, notadamente no que respeita a uma mais detida atenção a seu caráter de construção discursa. E tal renovação tem coincidido com um manifesto interesse da literatura pela história, marcada por correntes de pensamento como o pós-modernismo e o pós-colonialismo.
A essa literatura tem-se denominado "metaficção historiográfica": uma literatura que se faz tomando em sua tessitura os discursos (as fontes, os registros documentais) do passado e problematizando-os, expondo seu caráter de construto humano. Assim procedendo, questionam-se as versões tradicionais da história; chama-se atenção para os "espaços em branco" do passado ignorados nesses discursos (tradicionais, oficiais). Por meio da atenção que dá a outros pontos de vista para o mesmo "fato histórico", essa literatura deixa patente sua visão de que qualquer situação histórica implica uma pluralidade de possibilidades divergentes que excedem/transbordam o curso efetivo dos "acontecimentos", e que sua transformação em "fato histórico" é um trabalho posterior, numa clara consci&ec irc;ncia de que, como disse certo romancista (Mia Couto), "a história de qualqueríssimo país [e não só] é um texto de parágrafos salteados. Só o futuro os ordena, alisando as linhas, retocando as versões."
O minicurso aqui proposto visará a uma discussão acerca dessa temática e suas problematizações epistemológicas. Para tanto, serão tomados em análise tanto textos literários (de autores como José Saramago, Mia Couto, Pepetela, José Eduardo Agualusa) como textos historiográficos e ensaísticos (de historiadores e pensadores como Edward Said, Hayden White, Linda Hutcheon, Partha Chatterjee, Georges Duby, Lynn Hunt) a fim de, por suas leituras, perceber as "contaminações recíprocas" e enriquecimentos epistemológicos que literatura e história, nos tempos recentes, têm propiciado a seus estudiosos.

MINICURSO 05: NOVAS TENDÊNCIAS NO ESTUDO DA CULTURA MATERIAL
Ministrante:
Ana Paula Gomes Bezerra: mestranda em História pelo Mestrado Acadêmico em História (MAHIS/UECE). Atua no Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas (GPPUR/ MAHIS/UECE) - Linha de Pesquisa: Cultura e Práticas Sociais Urbanas. Foi técnica do SEDARQ (Serviço Estadual de Arquivos/ Arquivo Público do Estado do Ceará). Foi estagiária em História no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Atuou como Professora do Ensino Fundamental e Médio na disciplina de História, nas redes particular e estadual de ensino. Atuou como professora Universitária do Curso de História no IDECC/ UVA.


DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00


O presente simpósio temático tem como objetivo discutir trabalhos que estejam relacionados com a cultura material, em diferentes temáticas como: gênero, cotidiano, civilidade, museus, culturas antigas e diferentes objetos de estudo, sejam eles: mobília, vestuários, ferramentas, alimentação, mercadorias de luxo dentre outros. Aproximando a discussão das diferentes áreas que estudam a cultura material, proporcionando um diálogo interdisciplinar, onde tal diálogo permita a troca de experiências nos campos teórico, conceitual e metodológico. Esta materialidade pode está presente em outras fontes como os inventários, os jornais, as revistas, as peças museológicas e os utensílios de uso cotidiano. O estudo da cultura material permite ao pesquisador um diálogo com outras ciências, como a arqueologia, sociologia e museologia, através do estudo dos artefatos encontrados em escavações ou peças exposta em museus. Este simpósio temático tem por objetivo geral agregar pesquisas que discutam: diferentes temáticas que tenha a cultura material como fonte de pesquisa e destina-se a pesquisadores, estudantes e professores que estudem a cultura material independente da sua área de atuação..

MINICURSO 06: O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
Ministrante:
MARIA EDLEUZA MAIA: Professora da Educação Básica (SEDUC-CE) e aluna do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (FAFIDAM/FECLESC/UECE).

DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00

Sinopse

Tradicionalmente o ensino de História buscou, em diferentes tempos históricos, instituir e legitimar poderes e identidades sociais "únicas", apresentadas como "verdades" históricas. Mas as concepções que fundamentavam essa perspectiva de ensino têm sido superadas, acrescentando novas exigências e desafios ao fazer pedagógico. No Brasil, a aprovação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 introduz a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas, reconhecendo o direito de grande contingente da sua população de ter suas histórias incluídas e, consequentemente, conhecidas e estudadas com respeito e reconhecimento por todos os cidadãos do país. Os desafios de implementação dessas leis são diversos: falta de formação dos professores em rela&ccedi l;ão à temática, limitação da carga horária para o ensino de história, falta de material didático, resistência por parte de alunos e professores, predominância da perspectiva eurocêntrica, etc. Esta proposta de trabalho objetiva promover um debate inicial acerca desses desafios, construir com os participantes algumas estratégias para enfrentá-los na prática pedagógica e socializar experiências. Os recursos didáticos serão compostos de textos, imagens, vídeo-documentário, músicas e poemas. As oito horas de trabalho serão divididas para contemplar as questões específicas da temática geral (história e culturas africanas, afrodescendentes e indígenas).

MINICURSO 07: PARA ALÉM DOS MANUAIS DIDÁTICOS: “GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)”- OUTRAS HISTÓRIAS
Ministrante:
PROFª DRª MARIA REGINA SANTOS DE SOUZA: Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). DOUTORADO em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiências docentes nas áreas de História (do Brasil e da Europa) e de Educação, atuando principalmente nos temas: guerras, revoltas, crimes, militares, política e sociedade. Atualmente é Professora Substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Campus- Limoeiro do Norte/Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

DATAS E HORÁRIOS
04/11/2013
05/11/2013
14:00 às 17:00
08:00 às 11:00

Sinopse

A "guerra do Paraguai"- até hoje o maior conflito internacional do qual o Brasil participou como um dos principais protagonistas- calcinou, devastou e despedaçou a vida daqueles que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos nele. Porém, estes impactos do conflito na sociedade brasileira têm sido pouco ressaltados nos livros didáticos atuais. Estes ainda trazem visões equivocadas sobre a guerra a exemplo, da versão do imperialismo inglês na região do Rio da Prata. Constatados os equívocos e os silêncios, o presente mini-curso visa mostrar, sobretudo as implicações político-sociais da "guerra do Paraguai" no Brasil. De início, discutiremos as motivações ideológicas que colocaram de um lado, o Brasil, o partido Colorado do Uruguai e o governo Argentino de Buenos Aires; e de outro, o Paraguai. Em seguida, focalizaremos a arregimentação militar nas províncias brasileiras durante o conflito (como ela modificou o cotidiano das pessoas comuns), bem como as transformações pelas quais passou a política nacional no pós-guerra. Por fim, analisaremos imagens do front contidas em manuais didáticos, brasileiros e paraguaios, para refletirmos sobre os equívocos dos olhares.
1ª Sessão: "Guerra do Paraguai" ou Guerra entre Brasil e Paraguai? Um conflito, várias versões/ Historiografia nacional
2ª Sessão: Impactos político-sociais da guerra no Brasil
3ª Sessão: Impactos sociais da guerra na província do Ceará
4ª Sessão: A iconografia do conflito e os livros didáticos: equívocos dos olhares
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BEATTIE, Peter M. Tributo de Sangue: Exército, Honra, Raça e Nação no Brasil (1864-1945). (tradução Fábio Joly). São Paulo: EDUSP, 2009.
CHIAVENATO, Júlio José. Guerra contra o Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1996.
COSTA, Wilma Peres. A Espada de Dâmocles: o Exército, a Guerra do Paraguai e a Crise do Império. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1996.
DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. Maldita Guerra: uma nova historia da guerra do Paraguai. Cia das Letras, 2002.
GRANZIERA, Rui Guilherme. Guerra do Paraguai e o Capitalismo no Brasil. São Paulo: Editora da Unicamp/ HUCITEC, 1979.
MENDES, Fábio Faria. Recrutamento Militar e Construção do Estado no Brasil Imperial. Belo Horizonte: ARGVMENTVM, 2010.
SODRÉ, Nelson Werneck. História Militar do Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2010. (2° edição)

Limoeiro do Norte – CE, 21 de setembro de 2013


A Comissão Organizadora

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